Fundada em 1951, a ASA começou por produzir livros escolares, veia que mantém até aos dias de hoje. Mais tarde passou a publicar edições destinadas a um público mais vasto. Hoje, é uma referência na publicação de literatura, especialmente traduções de grandes sucessos internacionais. A ASA tem, também, um dos melhores catálogos de BD da Europa sendo, nesta área, líder incontestada no mercado português, destacando-se pela publicação das principais coleções de origem franco-belga. A ASA tem, igualmente, uma vasta atividade na publicação de obras lúdico-didáticas para os mais novos e de ficção infantil, juvenil e para jovens adultos, áreas nas quais se tornou numa das editoras de primeiro plano.
Nascida em 2008 a BIS foi a primeira marca a ser criada pela LeYa. Apostando na publicação dos grandes sucessos editoriais, clássicos e contemporâneos, a BIS posiciona-se como uma coleção acessível, para leitores que procuram e querem aceder ao melhor da literatura de língua portuguesa e estrangeira, pessoas que leem todos os dias ou quase todos os dias e que podem ler um ou mais livros em simultâneo. Os livros da BIS apresentam uma boa relação qualidade/preço, permitindo a aquisição de grandes obras intemporais a um preço acessível. Pela qualidade literária e pelo aspeto físico, os livros da BIS são um convite ao colecionismo e à criação de uma biblioteca privada.
A Caminho foi fundada em 1975 e especializou‑se na publicação de autores portugueses contemporâneos nas áreas de ficção e poesia, livros infanto-juvenis e temas portugueses. Entre muitos autores de renome, a Caminho deu-se a conhecer internacionalmente como a editora de José Saramago, o único escritor de língua portuguesa vencedor do Prémio Nobel daLiteratura. A editora tem sido responsável pela edição da obra e pela consagração de alguns dos maiores nomes da literatura de língua portuguesa mas também de jovens autores portugueses e lusófonos, muitos dos quais se têm vindo a revelar como novos grandes escritores da literatura contemporânea de língua portuguesa.
A Casa das Letras é uma editora especializada na edição de obras de ficção e ensaio de reconhecida importância internacional. Publica autores estrangeiros de grande prestígio, bem como autores nacionais de renome. Esta editora herdou o catálogo da Editorial Notícias, um dos catálogos mais antigos do mercado português e cujo potencial tem sido regularmente reconvertido em sucessos de vendas. Paralelamente, a Casa das Letras apostou, com notável êxito, na publicação de livros de gastronomia da autoria dos principais chefs e especialistas portugueses.
A Dom Quixote foi criada em 1965 por Snu Abecassis*. Editora generalista de referência de língua portuguesa, tem um extenso catálogo vivo de mais de dois mil títulos e é uma das editoras líderes nas áreas da literatura de línguas estrangeiras e de autores de língua portuguesa. A Dom Quixote dispõe de um importante catálogo de poesia e de títulos universitários e de referência, dicionários, ensaística e obras dirigidas ao público infantil e juvenil. Ao longo dos seus mais de cinquenta anos de vida, a Dom Quixote publicou cerca de cinco mil títulos originais e comercializou, até aos dias de hoje, mais de vinte milhões de livros.
Nascida em 1987, a Gailivro especializou-se, inicialmente, na produção de manuais escolares. Com presença forte no 1.º ciclo do ensino básico, expandiu gradualmente a sua atividade para material didático, paraescolar e edições gerais.Atualmente tem um catálogo de livros infantis e juvenis de qualidade, assim como de livros no segmento do Fantástico, young adult e ficção científica.
A Lua de Papel publica livros de não-ficção nas áreas de desenvolvimento pessoal, gestão, saúde, relações familiares e religião. Líder de mercado na área de desenvolvimento pessoal, publicou em Portugal o maior sucesso editorial de sempre na área da não-ficção, e foi responsável por alguns dos livros mais vendidos do mercado português das ultimas décadas.
A Oficina do Livro foi fundada em 1999 e desde cedo se destacou pela inovação e competitividade editorial e comercial. Ao longo dos anos, acumulou vários sucessos de vendas na edição de obras de ficção e não-ficção, maioritariamente de autores portugueses. Do seu catálogo constam diversos nomes conhecidos do grande público. A Oficina do Livro é ainda uma das editoras nacionais que mais aposta em novos talentos. Com a mesma filosofia de divulgação de autores portugueses, aposta igualmente nos géneros infantil e juvenil, onde conta com vários livros e colecções integrados no Plano Nacional de Leitura.
A Quinta Essência está focada no universo feminino, publicando autores que se distinguem pela sensibilidade e envolvência da sua escrita. Edita maioritariamente romances de cariz emocional e femininos, mas também mágicos e sensuais, com destaque para as obras de autoras já reconhecidas em Portugal.
Fundada há mais de 30 anos, a Texto iniciou a sua atividade com a conceção e publicação de manuais escolares, mas cresceu para se tornar, também, numa editora de referência da língua portuguesa na área infantojuvenil. Na literatura infantil tem-se distinguido com linhas editoriais que incluem escritores e ilustradores portugueses aclamados, bem como autores estrangeiros. Especialista em manuais escolares, livros de apoio escolar, dicionários e edições de literatura de conhecimento, a Texto é uma das maiores editoras portuguesas, com uma forte presença nos mercados africanos emergentes, nomeadamente em Moçambique.
A 1001 Mundos publica livros extraordinários e prodigiosos. Livros que nos transportam para os mundos de fantasia, magia ou um futuro muitas vezes perto de se tornar realidade. Um catálogo de nomes incontornáveis como Christopher Paolini, Leigh Bardugo, Patrick Rothfuss, Peter V. Brett, Stephenie Meyer, William Gibson ou Arthur C. Clarke, entre outros. São eles os responsáveis por nos levarem a 1001 Mundos imaginários e repletos de magia.