07 novembro 2023
As datas para a deliberação e anúncio do Prémio LeYa 2023 estão definidas - o júri reúne a 13 de novembro e a sua decisão será anunciada no dia 14. Esta foi a edição mais concorrida do Prémio LeYa desde a sua criação, em 2008. Foram recebidas 907 candidaturas de 14 países. Portugal, Brasil, Angola e Moçambique são os países de onde provêm mais originais, mas foram registadas candidaturas de França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Cabo Verde, Suiça, Guiné-Bissau, Paraguai, Países Baixos e Emirados Árabes Unidos. Esta foi, também, a primeira edição na qual a submissão de originais a concurso foi exclusivamente feita através de plataforma digital.
Jornalista brasileira Josélia Aguiar integra júri
O júri do Prémio LeYa tem este ano um novo membro. Trata-se de Josélia Aguiar, jornalista e historiadora brasileira, que substituirá o também jornalista Paulo Werneck. Josélia Aguiar foi curadora do Festival Literário de Paraty entre 2017 e 2018 e é autora de uma premiada biografia de Jorge Amado, vencedora do prémio Jabuti em 2019 na categoria "Biografia, Documentário e Reportagem". Atualmente, Josélia Aguiar é diretora da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.
Além da supracitada Josélia Aguiar, Integram, também, o júri do Prémio LeYa Manuel Alegre, poeta (Presidente do júri), José Carlos Seabra Pereira, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Lourenço do Rosário, ex-Reitor da Universidade Politécnica de Maputo, Nuno Júdice, poeta e Professor universitário, Isabel Lucas, jornalista e crítica literária, e Ana Paula Tavares, poeta e historiadora.
Sobre o Prémio LeYa
Com características únicas pela sua especificidade e valor, o Prémio LeYa foi criado em 2008 com o objetivo de distinguir um romance inédito escrito em português. Com o valor de 50 mil euros, o Prémio LeYa é o maior prémio literário para romances inéditos em língua portuguesa. Ao longo de todo o processo de leitura e avaliação, a autoria dos romances é desconhecida. A autoria do romance vencedor, selada em sobrescrito, apenas é conhecida depois de tomada a decisão do júri. Desde a sua criação, o Prémio LeYa tem permitido à LeYa descobrir novos talentos de língua portuguesa e a sua promoção internacional. Até 2023, o Prémio LeYa já distinguiu 11 obras e deu lugar à publicação de 36 livros inéditos. Consulte a Lista de livros premiados e finalistas publicados: https://www.leya.com/ficheiro/premio-leya-v6.
30 novembro 2023
Morreu esta madrugada, aos 100 anos, Henry Kissinger, o ex-secretário de Estado norte-americano e Prémio Nobel da Paz, cuja obra é editada em Portugal pela Dom Quixote.
30 novembro 2023
Para quem esteja por Lisboa nos próximos dois fins-de-semana, enriquecidos com dois feriados, está a decorrer no Museu do Oriente / Fundação Oriente, a Festa do Livro...
30 novembro 2023
A escritora Isabela Figueiredo, autora dos livros Caderno de Memórias Coloniais, A Gorda e Um Cão no Meio do Caminho, editados pela Caminho, foi esta semana distinguida nos Moty Awards...
30 novembro 2023
A 7.ª edição da Escola Amiga da Criança já está em marcha e o regulamento atualizado já está disponível
27 novembro 2023
Já estão encontrados os vencedores da 6.ª edição da Escola Amiga da Criança, iniciativa que une a CONFAP, a LeYa Educação e o Psicólogo...
27 novembro 2023
Começam a sair as primeiras listas de “melhores do ano”.