Acesso rápido

10 novembro 2023

Diário do Medo, de João Melo, ganha prémio de Literatura dst Angola/Camões

O escritor angolano João Melo foi o vencedor da 5.ª edição do prémio de Literatura dst Angola/Camões com a obra Diário do Medo, que conquistou o júri por unanimidade.

O júri desta edição, constituído por José Mena Abrantes (Presidente), David Capelenguela e Amélia Dalomba, analisou, escolheu e fundamentou a obra premiada, com base em três pressupostos: “partir do princípio de que toda e qualquer criação artística assenta num tripé fundamental estético, técnico e ético; reconhecer como válida e atual a afirmação do poeta alemão R.M. Rilke de que os versos não são apenas sentimentos e recordações, mas acima de tudo experiências de vida e, ainda, concordar com o poeta moçambicano Mia Couto de que “o poeta não gosta de palavras / escreve para se ver livre delas. / A palavra / torna o poeta / pequeno e sem invenção”.  

João Melo, que tem a maior parte da sua obra publicada na LeYa/Caminho, publicou, em 2022, na Caminho, Será Este Livro Um Romance?

Muitos Parabéns a João Melo!

Notícias

23 julho 2024

Já foi divulgada a lista dos 100 Melhores Livros do Século XXI do The New York Times, escolhidos por quinhentos escritores, poetas, críticos literários e jornalistas....

23 julho 2024

Já são conhecidas as recomendações do Plano Nacional de Leitura para o 1.º semestre de 2024, entre as quais figuram doze livros da LeYa.

23 julho 2024

O Meu Pai Voava, de Tânia Ganho, publicado pela LeYa/Dom Quixote, tem motivado sucessivos convites pelos principais programas de rádio e de TV nacionais.