Acesso rápido

10 novembro 2023

Diário do Medo, de João Melo, ganha prémio de Literatura dst Angola/Camões

O escritor angolano João Melo foi o vencedor da 5.ª edição do prémio de Literatura dst Angola/Camões com a obra Diário do Medo, que conquistou o júri por unanimidade.

O júri desta edição, constituído por José Mena Abrantes (Presidente), David Capelenguela e Amélia Dalomba, analisou, escolheu e fundamentou a obra premiada, com base em três pressupostos: “partir do princípio de que toda e qualquer criação artística assenta num tripé fundamental estético, técnico e ético; reconhecer como válida e atual a afirmação do poeta alemão R.M. Rilke de que os versos não são apenas sentimentos e recordações, mas acima de tudo experiências de vida e, ainda, concordar com o poeta moçambicano Mia Couto de que “o poeta não gosta de palavras / escreve para se ver livre delas. / A palavra / torna o poeta / pequeno e sem invenção”.  

João Melo, que tem a maior parte da sua obra publicada na LeYa/Caminho, publicou, em 2022, na Caminho, Será Este Livro Um Romance?

Muitos Parabéns a João Melo!

Notícias

23 fevereiro 2024

A pensar nos seus colaboradores, a LeYa estabeleceu duas novas parcerias.

23 fevereiro 2024

O podcast Leituras sem Badanas, realizado pelos nossos colegas Carolina Vaz Pinto e Sebastião Veloso, comemorou um ano de existência.

23 fevereiro 2024

Cerca de 30 mil obras centenárias, guardadas no piso nobre da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (UC), vão ser disponibilizadas, nos próximos seis anos, num...

23 fevereiro 2024

Baseado no romance homónimo da escritora Lídia Jorge, o filme O Vento Assobiando nas Gruas, da realizadora Jeanne Waltz, tem antestreia marcada para dia 27 de fevereiro, no Teatro...

23 fevereiro 2024

A nova biografia da autoria de José de Bouza Serrano proporcionou o convite a participar no podcast “Hora Extra”, da Rádio Observador.

23 fevereiro 2024

«Chegar Novo a Velho», da autoria do médico Manuel Pinto Coelho, é a mais recente crónica dedicada a temas de saúde da revista Sábado.