Acesso rápido

29 janeiro 2024

BUCHHOLZ: Novo Clube de Literatura Juvenil

A LeYa e a Livraria Buchholz trazem uma novidade dedicada aos mais novos:  é já a partir de fevereiro que lançam o Clube de Leitura Juvenil, A CULPA É DOS LIVROS.

 

Trata-se de um ponto de encontro de leitura, partilha de histórias, ideias e emoções, destinado a jovens entre os 12 e os 14 anos e que funcionará uma vez por mês, aos sábados de manhã, na recém remodelada Livraria Buchholz, em Lisboa.

 

A primeira sessão realiza-se no dia 10 de fevereiro (sábado), entre as 11h e as 12h30. As sessões são livres, mas sujeitas a inscrição, através do link: https://bit.ly/aculpaedoslivros

 

Carolina Vaz Pinto, responsável pelo Clube de Leitura, estudou Literaturas e Culturas Modernas e é atualmente assistente editorial na Dom Quixote. “Com este clube gostaria de recriar este espaço de conversas que foi muito importante para me tornar a leitora que sou”.

 

A LeYa Sempre conversou com Carolina Vaz Pinto, para ficar a conhecer melhor e partilhar com todos os colegas, pela sua voz, o novo Clube de Leitura Juvenil A Culpa é dos Livros.

 

“O nome é uma referência ao livro A Culpa é das Estrelas, de John Green. Estava com várias ideias, todas baseadas em títulos de livros ou com referências a personagens, histórias e este foi o que me soou melhor!”, referiu Carolina, acerca da escolha do nome para o clube.

 

Ao longo das sessões, orientadas por Carolina, serão dadas sugestões de livros apropriados à idade e ao estilo de cada um, a partir das quais os jovens LeYtores poderão escolher os livros que querem ler. “A única «regra» é que não vou obrigar à leitura de qualquer livro. Quero que seja iniciativa e no fundo estou a tentar contrariar a obrigatoriedade da leitura escolar. Pensei em fazer por temas (ex: personagens, finais preferidos, séries de livros), em que cada um leva o que já leu. Se depois eles quiserem ler um em conjunto, eu estarei aberta a isso.”

 

O clube destina-se a jovens entre os 12 e os 14 anos, “uma idade em que a conversa já é bastante fluída e que eles pudessem ir mais fundo no que leem e no que sentem quando leem. Acho que é uma boa idade para começar a olhar mais para dentro de cada um através dos livros que escolhemos”, partilhou a orientadora do A Culpa é dos Livros.

 

Neste clube, os jovens poderão partilhar histórias, ideias e emoções: “ao mostrar que ler é divertido, que a conversa sobre os livros não se baseia na gramática e na parte literária – sem tirar qualquer valor a esta parte -, mas também na parte humana e psicológica. Quero que seja um espaço seguro para a partilha.”

 

Todos os colaboradores da LeYa estão convidados a trazer os seus jovens LeYtores e também a divulgar a iniciativa, junto de família e amigos, podendo fazê-lo através das imagens abaixo.

 

Boas LeYturas!

Notícias

02 fevereiro 2024

Depois do sucesso da primeira sessão, que teve casa cheia, o próximo encontro do Clube de Leitura Buchholz já tem data marcada. Dedicada ao tema Sexo e Erotismo, a segunda...

22 dezembro 2023

A Livraria Buchholz continua a apostar na sua programação, enquanto espaço de cultura, e acaba de lançar o novo Clube de Leitura Buchholz, que inicia em 2024, com...

29 setembro 2023

A histórica livraria lisboeta festejouos seus 80 anos e a sua nova vida enquanto espaço de cultura.

25 setembro 2023

Renovada por fora e revitalizada por dentro, a histórica livraria de Lisboa recebe os seus clientes e amigos no dia 28 de setembro para celebrar "80 anos de histórias. Uma vida...

23 fevereiro 2024

A pensar nos seus colaboradores, a LeYa estabeleceu duas novas parcerias.