01 março 2024
Isto porque é já na próxima quarta-feira, 6 de março, dia do lançamento mundial, que chega às livrarias o romance póstumo de Gabriel García Márquez, Vemo-Nos em Agosto, desde há muito anunciado e agora finalmente editado.
No ano em que se assinalam dez anos desde o desaparecimento de Gabriel García Márquez (1927-2014), cuja obra é publicada pela Dom Quixote, o mundo foi surpreendido com a notícia de que um romance inédito havia sido encontrado no baú de manuscritos do autor de Cem Anos de Solidão, que os seus herdeiros decidiram agora publicar.
O grande escritor colombiano, um dos maiores de todos os tempos, Prémio Nobel da Literatura, autor de uma obra que marcou gerações e gerações de leitores por esse mundo fora, falou pela primeira vez da intenção de escrever este livro em 1999, no decorrer de uma leitura de contos que o próprio fez na Casa América de Madrid, onde apresentou um fragmento e um ponto de partida para um futuro romance.
Ele aí está, tantos anos depois, Vemo-Nos em Agosto será sem dúvida um dos livros mais lidos, mais analisados e mais debatidos dos próximos tempos.
Distinguido com o Prémio Nobel de Literatura em 1982, Gabriel García Márquez publicou o seu primeiro conto, A Terceira Resignação, aos vinte anos, e no ano seguinte deu início ao seu percurso jornalístico. Durante mais de meio século dividiu-se entre estes dois ofícios, enfeitiçado pelo «amargo encanto da máquina de escrever».
Considerado o expoente máximo do «realismo mágico», afirmou sempre: «Não há nos meus romances uma linha que não seja baseada na realidade.»
Foi, definitivamente, o criador de um dos mundos narrativos mais ricos que a língua espanhola produziu no século XX, e o carácter universal da sua obra coloca-o entre os maiores escritores de sempre.
27 novembro 2023
Foram esta semana apresentados publicamente, no Oceanário de Lisboa, os resultados do estudo exploratório – "Bem-estar e felicidade nas escolas portuguesas".
27 novembro 2023
Começam a sair as primeiras listas de “melhores do ano”.
25 novembro 2024
A TIME divulgou esta semana aqueles que considera serem os melhores livros do ano e é com orgulho que vos damos a conhecer os títulos publicados pela LeYa que figuram nesta lista.
25 novembro 2024
Victor Vidal, com Não Há Pássaros Aqui, e Stênio Gardel, com A Palavra que Resta, ambos publicados pela LeYa/Dom Quixote, estão entre os seis finalistas da...
25 novembro 2024
É com enorme alegria que partilhamos a notícia dos livros LeYa que foram distinguidos com o Prémio Jabuti, um dos mais prestigiados galardões literários do Brasil.
25 novembro 2024
Já são conhecidos os vencedores da 7.ª edição da Escola Amiga da Criança. A iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das...