15 março 2024
A escritora Lídia Jorge está de partida para o Brasil para estar presente, na próxima terça-feira, 19, na inauguração da Cátedra Lídia Jorge, que acaba de ser criada pela Universidade Federal do Estado de Goiás, com o objetivo de difundir a literatura portuguesa, brasileira e latino-americana.
A sessão de inauguração da Cátedra Lídia Jorge está marcada as 14h30, no auditório da Faculdade de Letras da Universidade de Goiás, e contará com a participação de Carlos Reis, que fará uma dissertação sobre o significado e a importância da obra da autora de O Dia dos Prodígios.
O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, considera que a Cátedra Lídia Jorge, que homenageia “uma das principais vozes da literatura portuguesa de todos os tempos” vem coroar um ano muito especial para Portugal: “Em 2024 celebramos os 50 anos da Revolução dos Cravos, a 25 de Abril, e os 500 anos do nascimento do grande poeta Luiz Vaz de Camões. E tenho a certeza de que essa cátedra dará belos frutos num futuro próximo.”
Recorde-se que a Cátedra Lídia Jorge, no Brasil, sucede a outras, anteriormente criadas, nas Universidades de Genebra, na Suíça, e na de Massachusetts Amherst, nos EUA.
Depois da Universidade Federal do Estado de Goiás, Lídia Jorge estará no dia seguinte na Universidade de Brasília para ali fazer uma comunicação aos alunos subordinada ao tema O Feminismo é um Humanismo.
Acontecimentos que reforçam um facto que todos já conhecemos, o de que Lídia Jorge é, cada vez mais, a mais internacional das escritoras portuguesas.
23 fevereiro 2024
Baseado no romance homónimo da escritora Lídia Jorge, o filme O Vento Assobiando nas Gruas, da realizadora Jeanne Waltz, tem antestreia marcada para dia 27 de fevereiro, no Teatro...
02 fevereiro 2024
Entrevistada na edição de 26 de janeiro da revista do Expresso, da qual fez capa, a autora do multipremiado romance Misericórdia partilha as memórias em Moçambique,...
11 dezembro 2023
Realizou-se a 6 de dezembro, na sede da FENPROF, em Lisboa, a cerimónia de entrega do Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2023 a Lídia Jorge, pelo...
10 novembro 2023
Os romances História de Roma, de Joana Bértholo (Caminho), A Última Lua de Homem Grande, de Mário Lúcio Sousa (Dom Quixote) e Misericórdia, de Lídia...
09 novembro 2023
O romance Misericórdia, de Lídia Jorge, foi esta semana declarado, em França, vencedor do Prémio Médicis Étranger.
09 outubro 2023
Romance de Lídia Jorge recebe duas importantes distinções na mesma semana.