22 abril 2024
A LeYa Educação realizou, no âmbito da 6.ª Edição da Escola Amiga da Criança, a cerimónia de entrega de distinções aos projetos vencedores provenientes de escolas do concelho de Gondomar. Este megaevento memorável reuniu mais de 600 pessoas e contou com a presença do psicólogo Eduardo Sá e de Francisco Heitor, Diretor de Marketing e Vendas da LeYa Educação.
Para ficarmos a conhecer em maior detalhe o que nesta festa se viveu, aqui fica um texto, da autoria de Eduardo Sá, dedicado a partilhar as emoções que deram cor ao dia!
Por Eduardo Sá
Imaginem uma sexta-feira com uma temperatura duma noite de verão. E um auditório com mais de quinhentas pessoas. Imaginem o fervilhar próprio dos dias das estreias. E uma luminosidade nas pessoas que transparecia alegria, familiaridade e entusiasmo. Juntem a isso uma orquestra de jovens. Uma voz surpreendente. E um grupo de crianças de 9 anos medindo, através da dança, por sugestão da sua professora, se os rapazes ou as raparigas seriam melhores. Acabando a concluir que juntos chegam mais longe. Imaginem, ainda, outro grupo de adolescentes que trouxeram, com os seus monitores, uma dança tão vivida, tão intensa e tão apaixonada que, entre os que dançavam e aqueles que assistiam, se gerou uma bolha de um envolvimento quase sem fim. Imaginem, por fim, pais e professores misturados nesta imensa assembleia. E muitos alunos! Imaginem, agora, os presidentes de todas as juntas de freguesia e outros autarcas associados a este momento. Mais outras federações de associações de pais. E pessoas; muitas mais pessoas. E imaginem que todas elas tenham vindo “só” para a entrega dos selos da Escola Amiga da Criança que distinguiu (muitas) escolas de Gondomar.
Quando a Confap, com o apoio da LeYa Educação, criou o projeto Escola Amiga da Criança, imaginávamos trazer à luz muitas escolas que, pelo seu dinamismo e criatividade, ajudassem a perceber que a escola dos rankings dos exames tinha pouco a ver com a escola, tal como ela é. Mas os professores e as escolas encarregaram-se de “pulverizar” as melhores expectativas que poderíamos ter. E todos os anos os projetos da Escola Amiga da Criança são mais ousados. Mais criativos. Mais abertos a colaborações entre escolas. Mais comparticipados. Mais ricos. Mais criativos. E mais inteligentes! E quando todos imaginávamos que seria quase impossível em ir mais além, imaginem, por fim, que estas pessoas todas se juntaram para comemorar a escola. E para fazerem dela uma festa. Sobre a escola! E que, no fim, ficaram a conviver com uma luz mais límpida do que aquela com que tinham entrado.
Por fim, não imaginam como tudo isto nos deixa orgulhosos por “esta” escola! E felizes pelos professores que ela dá aos nossos filhos!
29 novembro 2024
A Escola Amiga da Criança apresenta “Redes sociais – Espelho meu, espelho meu…”, o último webinar a realizar em 2024.
29 novembro 2024
A votação nos Goodreads Choice Awards está aberta até este domingo, dia 1 de dezembro, entre os quais encontramos diversos títulos publicados ou a publicar pelas...
29 novembro 2024
São várias as listas de melhores livros do ano que têm sido dadas a conhecer pelas principais publicações internacionais e onde podemos encontrar diversos livros...
25 novembro 2024
A TIME divulgou esta semana aqueles que considera serem os melhores livros do ano e é com orgulho que vos damos a conhecer os títulos publicados pela LeYa que figuram nesta lista.
25 novembro 2024
Victor Vidal, com Não Há Pássaros Aqui, e Stênio Gardel, com A Palavra que Resta, ambos publicados pela LeYa/Dom Quixote, estão entre os seis finalistas da...
25 novembro 2024
É com enorme alegria que partilhamos a notícia dos livros LeYa que foram distinguidos com o Prémio Jabuti, um dos mais prestigiados galardões literários do Brasil.