Acesso rápido

10 maio 2024

GUADALUPE NETTEL Autora de A Filha Única na Livraria Buchholz

Guadalupe Nettel, a autora de A Filha Única, estará em Lisboa na próxima quarta-feira. A escritora mexicana marcará presença na Livraria Buchholz numa conversa com Helena Magalhães, dia 15 de maio às 18h.

Editado pela LeYa/Dom Quixote, A Filha Única conta a história de três mulheres confrontadas com a maternidade e a maneira como cada uma lida com a mesma. Finalista do Prémio Booker International 2023, este romance intenso e deslumbrante sobre as diversas formas que a família pode assumir no mundo atual chegou às livrarias a 30 de abril.

«Em A Filha Única, Guadalupe Nettel retrata com grande veracidade a vida tal como a enfrentamos no dia a dia, levando-nos ao coração as únicas coisas que realmente importam: a vida, a morte e as nossas relações com os outros. Tudo isso está contido na experiência da maternidade, que este romance explora e aprofunda.» Annie Ernaux

 

O LIVRO

Pouco depois de atingir os oito meses de gravidez, anunciam a Alina que a sua filha não irá sobreviver ao parto. Ela e o companheiro embarcam então num processo doloroso, e ao mesmo tempo surpreendente, de aceitação e luto. Esse último mês de gestação transforma-se para eles numa estranha oportunidade de conhecer aquela filha a quem tanto lhes custa renunciar. Laura, a grande amiga de Alina, fala-nos do conflito deste casal enquanto reflete sobre o amor e a sua lógica por vezes incompreensível, mas também sobre as estratégias que os seres humanos inventam para superar a frustração. Simultaneamente, Laura vai-nos contando a história da sua vizinha Doris, mãe solteira de um menino encantador com problemas de comportamento.

Escrito com uma simplicidade apenas aparente, A Filha Única é um romance profundo e cheio de sabedoria que nos fala de maternidade, da sua negação ou aceitação, das dúvidas, incertezas e até dos sentimentos de culpa que a rodeiam, das alegrias e angústias que a acompanham. É também um romance sobre três mulheres – Laura, Alina, Doris – e os laços – de amizade e amor – que estabelecem entre elas.

 

A AUTORA

Guadalupe Nettel nasceu na Cidade do México, em 1973, e é uma das vozes mais importantes da nova geração de escritores latino-americanos. É autora dos aclamados romances El Huésped (finalista do Prémio Herralde de Novela 2005), El Cuerpo en que Nací, Después del Invierno (Prémio Herralde de Novela 2014) e A Filha Única (finalista do Prémio Booker Internacional 2023). Publicou ainda os livros de contos Pétalos y otras Historias Incómodas (galardoado com os prémios Gilberto Owen, Antonin Artaud e Anna Seghers), El Matrimonio de los Peces Rojos (Prémio Internacional de Narrativa Breve Ribera del Duero) e Los Divagantes. É diretora da Revista de la Universidad de México (UNAM) e colabora ocasionalmente em publicações como Granta, The White Review, El País, The New York Times, The Passenger, La Repubblica e La Stampa. A sua obra encontra-se traduzida em mais de vinte línguas e tem sido adaptada ao teatro e ao cinema.

Notícias

12 julho 2024

A LeYa foi distinguida com o selo "Empresa Solidária Amadora 2023". 

12 julho 2024

A Geração Ansiosa, do psicólogo norte-americano Jonathan Haidt, editado pela LeYa/Dom Quixote, promete ser um dos livros mais explosivos do ano. 

12 julho 2024

Um dos mais conceituados escritores da nova geração americana, Joshua Cohen, esteve em Lisboa como convidado da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) para...

12 julho 2024

O maior evento de discussão do futuro dos livros em Portugal e na Europa está de regresso. 

12 julho 2024

A youtuber de matemática Mathgurl é a cara da nova campanha de manuais escolares da LeYa Educação. 

12 julho 2024

A Escola Amiga da Criança termina o ano letivo com a sensação de dever cumprido.