Acesso rápido

10 maio 2024

JOÃO MELO Autor angolano recebe Prémio de Literatura dst Angola/Camões

O escritor angolano João Melo recebeu ontem, em Braga, o Prémio de Literatura dst Angola/Camões. Com o valor de 15 mil euros, o prémio distingue livros editados em poesia e prosa de autores nascidos em Angola.

Diário do Medo, obra poética publicada em 2021, foi galardoada na 5.ª edição deste prémio literário, tendo conquistado o júri por unanimidade.

Constituído por José Mena Abrantes (Presidente), David Capelenguela e Amélia Dalomba, o júri analisou, escolheu e fundamentou a obra premiada, com base em três pressupostos: “partir do princípio de que toda e qualquer criação artística assenta num tripé fundamental estético, técnico e ético; reconhecer como válida e atual a afirmação do poeta alemão R.M. Rilke de que os versos não são apenas sentimentos e recordações, mas acima de tudo experiências de vida” e, ainda, concordar com o poeta moçambicano Mia Couto de que “o poeta não gosta de palavras / escreve para se ver livre delas. / A palavra / torna o poeta / pequeno e sem invenção”. 

João Melo, que tem a maior parte da sua obra publicada na LeYa/Caminho, publicou, em 2023, na Caminho, Exercícios e Linguagens.

Muitos Parabéns a João Melo!

Notícias

12 julho 2024

A LeYa foi distinguida com o selo "Empresa Solidária Amadora 2023". 

12 julho 2024

A Geração Ansiosa, do psicólogo norte-americano Jonathan Haidt, editado pela LeYa/Dom Quixote, promete ser um dos livros mais explosivos do ano. 

12 julho 2024

Um dos mais conceituados escritores da nova geração americana, Joshua Cohen, esteve em Lisboa como convidado da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) para...

12 julho 2024

O maior evento de discussão do futuro dos livros em Portugal e na Europa está de regresso. 

12 julho 2024

A youtuber de matemática Mathgurl é a cara da nova campanha de manuais escolares da LeYa Educação. 

12 julho 2024

A Escola Amiga da Criança termina o ano letivo com a sensação de dever cumprido.