Acesso rápido

24 maio 2024

CAMINHO Autores distinguidos com Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2023

Os escritores Paulina Chiziane (Moçambique) e José Luís Mendonça (Angola), editados pela LeYa/Caminho, estão entre os 9 galardoados com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2023 anunciou, este fim de semana no Porto, a organização da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança.

 

O galardão pretende ser "um instrumento de discussão para o aprofundamento das relações interculturais entre os diversos territórios e povos lusófonos, tecendo uma rede de neurónios ligados por uma língua comum", sublinhou Avelina Ferraz, responsável da organização. "O objetivo é ser um elemento integrador, que ajude a fortalecer laços culturais, promover a cooperação entre os países e povos de língua portuguesa, tradução de obras, troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para a preservação e valorização da identidade lusófona", acrescentou.

Na cerimónia do anúncio dos laureados de 2023 foi entregue o prémio de 2022 - anteriormente anunciado - à escritora são-tomense Conceição Lima, que se encontra em Portugal.

Muitos parabéns a Paulina Chiziane e José Luís Mendonça!

Notícias

23 julho 2024

Já foi divulgada a lista dos 100 Melhores Livros do Século XXI do The New York Times, escolhidos por quinhentos escritores, poetas, críticos literários e jornalistas....

23 julho 2024

Já são conhecidas as recomendações do Plano Nacional de Leitura para o 1.º semestre de 2024, entre as quais figuram doze livros da LeYa.

23 julho 2024

O Meu Pai Voava, de Tânia Ganho, publicado pela LeYa/Dom Quixote, tem motivado sucessivos convites pelos principais programas de rádio e de TV nacionais.