Acesso rápido

23 setembro 2024

Tânia Ganho e Lídia Jorge na Livraria Buchholz

Foi perante uma plateia cheia que decorreu esta quarta-feira, na Livraria Buchholz, uma conversa entre Tânia Ganho e Lídia Jorge, a propósito da publicação do mais recente livro de Tânia Ganho, O Meu Pai Voava, uma homenagem ao seu pai que faleceu em fevereiro e que nos fala, em simultâneo, de memória e luto.

A sessão iniciou com um breve discurso de Carmen Serrano, editora de Tânia Ganho, que agradeceu a confiança em si depositada pela autora “com quem é muito gratificante trabalhar”. Moderada por Carlos Vaz Marques, que honrou o convite para estimular uma conversa entre as duas autoras e as suas obras, a memória autobiográfica O Meu Pai Voava e o aclamado romance Misericórdia, a conversa explorou de que forma a literatura pode iluminar a nossa relação com a morte e dar continuidade a uma vida que se perdeu.

Tânia Ganho partilhou ter encontrado, na escrita deste tributo, uma forma de catarse para o processo de luto e para a falta de referenciais e de palavras: “há uma fase em a linguagem nos falta”, confidenciou a autora. Lídia Jorge afirmou que “a literatura dá continuidade à humanidade através da narrativa” e que, ao entrar “nos espaços que nos magoam” e em que “temos dificuldade de entrar”, assume-se como um ato de coragem para que as “pessoas não sejam esquecidas”.

Agradecemos ao Carlos Vaz Marques pela excelente moderação e às escritoras Lídia Jorge e Tânia Ganho pela fabulosa conversa, pelos livros e pelas reflexões!

Notícias

29 novembro 2024

A votação nos Goodreads Choice Awards está aberta até este domingo, dia 1 de dezembro, entre os quais encontramos diversos títulos publicados ou a publicar pelas...

29 novembro 2024

São várias as listas de melhores livros do ano que têm sido dadas a conhecer pelas principais publicações internacionais e onde podemos encontrar diversos livros...

29 novembro 2024

A Escola Amiga da Criança apresenta “Redes sociais – Espelho meu, espelho meu…”, o último webinar a realizar em 2024.

25 novembro 2024

A TIME divulgou esta semana aqueles que considera serem os melhores livros do ano e é com orgulho que vos damos a conhecer os títulos publicados pela LeYa que figuram nesta lista.

25 novembro 2024

Victor Vidal, com Não Há Pássaros Aqui, e Stênio Gardel, com A Palavra que Resta, ambos publicados pela LeYa/Dom Quixote, estão entre os seis finalistas da...

25 novembro 2024

É com enorme alegria que partilhamos a notícia dos livros LeYa que foram distinguidos com o Prémio Jabuti, um dos mais prestigiados galardões literários do Brasil.