Acesso rápido

28 outubro 2024

Tananarive vence Prémio no Amadora BD 2024

É com indisfarçado orgulho que anunciamos que Tananarive, de Sylvain Vallée e Mark Eacersall, editado pela LeYa/ ASA, venceu o Prémio de Melhor Obra Estrangeira de BD editada em Portugal. Atribuída pelo júri dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora, no âmbito da 35.ª edição do Festival Amadora BD, esta distinção vem juntar-se aos prémios já conquistados pela novela gráfica originalmente publicada em 2021, como o Prix RTL, Prix Bdgest’Arts e Prix Voyage 2022 organizado pela SNCF e pela associação À Tours de Bulles.

Nesta edição, o júri atribuiu ainda o prémio de Melhor Banda Desenhada de Autor Português a Jorge Coelho, pelo livro O Grande Gatsby - A Novela Gráfica Definitiva e distinguiu Filipa Beleza pelo livro Amor, com o Prémio Revelação.

Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) são uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, no âmbito do Festival Amadora BD que, desde 1990, distingue os autores de banda desenhada, portugueses e internacionais. O júri dos PBDA foi presidido por Hugo Pinto, representante do Município da Amadora, crítico literário e especialista em banda desenhada, Paulo Monteiro, presidente do Clube Português de Banda Desenhada, e João Ramalho Santos, investigador e especialista em banda desenhada. 

Aos autores e a todos os que, na ASA e na LeYa os acompanham, muitos parabéns!

 

O LIVRO

 

No entardecer de uma vida organizada e prudente, um notário reformado vai partir à aventura pela primeira vez na sua vida. Pequena aventura, mas, para ele, uma verdadeira odisseia. Lançando-se, tão depressa quanto lhe permitem os seus velhos ossos, na pista de um hipotético herdeiro, ao volante de um descapotável que nunca saíra da garagem e acompanhado por um curioso passageiro, vai descobrir que nunca é tarde para se aprender sobre os outros... ... e sobre si mesmo.

 

OS AUTORES

 

SYLVAIN VALLÉE

Sylvain Vallée começou como ilustrador de imprensa e publicidade. Formado pela escola Saint-Luc de Bruxelas, em 1997 publicou seu primeiro álbum notável, L'Écrin, um thriller com toques de humor negro para o qual criou roteiro e desenhos, além de uma série de ilustrações inspiradas em filmes famosos. (incluindo Les tontons flingueurs) que obtiveram grande sucesso na forma de cartazes. No mesmo ano, Jean-Charles Kraehn convidou-o para colaborar na série Gil-Saint-André na Glénat, para a qual desenhou os volumes 3 a 8. Em 2006, criou Era uma vez na França com Fabien Nury, publicado pela Glénat . Premiado com o prémio de melhor série no Festival de Angoulême em 2011, Sylvain revela através dela uma parte nova e mais pessoal da sua imaginação gráfica, ligada à ficção policial e à história. A série teve inegável sucesso de crítica e público: mais de 1,2 milhão de cópias vendidas. Em 2014, dirigiu XIII Mystery, uma variação da lendária série XIII, e dedicada à personagem Betty Barnowsky, com roteiro de Joël Callède. De 2017 a 2019, retomou a colaboração com Fabien Nury para criar o tríptico Katanga (ed. Dargaud), uma história no centro da descolonização do Congo. Em 2021, publicou a sua primeira novela gráfica com Mark Eacersall: Tananarive, Prix RTL, Prix Bdgest’Arts e Prix Voyage 2022 organizado pela SNCF e pela associação À Tours de Bulles. Mora em Saint-Malo.

 

MARK EACERSALL

Mark Eacersall, argumentista que se destacou no setor audiovisual, atuou em quase todas as profissões do entretenimento, além de ser um comedor de fogo. Ele notoriamente adora desportos de combate e pássaros. GoSt 111, sua primeira história de BD lançada em 2020, foi premiada no FIBD no ano seguinte com o Fauve Polar SNCF. Em 2021 publicou com Glénat Tananarive com Sylvain Vallée, prémio RTL, prémio Bdgest’Arts e Prémio Voyage 2022 organizado pela SNCF e pela associação À Tours de Bulles. Em 2022, começou a produzir a série Pitcairn, a ilha dos rebeldes Bounty, novamente com Glénat, e publicou Kléos com Grand Angle. Em 2022, regressa a Glénat para Cristal 417, que traça os primórdios de uma jovem polícia no prestigiado Crim’ de Paris. Mora em Paris.

Notícias

29 novembro 2024

A votação nos Goodreads Choice Awards está aberta até este domingo, dia 1 de dezembro, entre os quais encontramos diversos títulos publicados ou a publicar pelas...

29 novembro 2024

São várias as listas de melhores livros do ano que têm sido dadas a conhecer pelas principais publicações internacionais e onde podemos encontrar diversos livros...

29 novembro 2024

A Escola Amiga da Criança apresenta “Redes sociais – Espelho meu, espelho meu…”, o último webinar a realizar em 2024.

25 novembro 2024

A TIME divulgou esta semana aqueles que considera serem os melhores livros do ano e é com orgulho que vos damos a conhecer os títulos publicados pela LeYa que figuram nesta lista.

25 novembro 2024

Victor Vidal, com Não Há Pássaros Aqui, e Stênio Gardel, com A Palavra que Resta, ambos publicados pela LeYa/Dom Quixote, estão entre os seis finalistas da...

25 novembro 2024

É com enorme alegria que partilhamos a notícia dos livros LeYa que foram distinguidos com o Prémio Jabuti, um dos mais prestigiados galardões literários do Brasil.