Acesso rápido

04 novembro 2024

Caderno de Memórias Coloniais publicado na Eslováquia

Depois de publicado na Alemanha, no Brasil, na Colômbia, em Espanha, em França e em Itália, o Caderno de Memórias Coloniais (Caminho, 2015), de Isabela Figueiredo, acaba de ser lançado também na Eslováquia.

 

Traduzida diretamente do português por Júlia Jellúšová, a obra, que relata a verdade nua e crua do colonialismo português em Moçambique, foi acolhida com grande entusiasmo pela crítica local, que destaca: “O livro é um testemunho poderoso do amor complicado e profundo de uma filha pelo pai, do poder colonial, racial, social e de género, mas também do despertar sensual de uma adolescente e da sua perda. (…) Livros como o Caderno de Memórias Coloniais são necessários, tanto para que a realidade não seja esquecida como para que a história não se repita.” (SME – Magazín o knihách)

 

De assinalar que a edição francesa de Caderno de Memórias Coloniais foi finalista do Prémio Internacional Femina e distinguida com o Prémio dos Leitores no Salon de la Littérature Européenne de Cognac.

 

Isabela Figueiredo, que é também autora dos romances A Gorda (Caminho, 2016) e Um Cão no Meio do Caminho (Caminho, 2022), tem já obra publicada em alemão, árabe, eslovaco, espanhol, francês, italiano e sérvio.

Notícias

29 novembro 2024

A votação nos Goodreads Choice Awards está aberta até este domingo, dia 1 de dezembro, entre os quais encontramos diversos títulos publicados ou a publicar pelas...

29 novembro 2024

São várias as listas de melhores livros do ano que têm sido dadas a conhecer pelas principais publicações internacionais e onde podemos encontrar diversos livros...

29 novembro 2024

A Escola Amiga da Criança apresenta “Redes sociais – Espelho meu, espelho meu…”, o último webinar a realizar em 2024.

25 novembro 2024

A TIME divulgou esta semana aqueles que considera serem os melhores livros do ano e é com orgulho que vos damos a conhecer os títulos publicados pela LeYa que figuram nesta lista.

25 novembro 2024

Victor Vidal, com Não Há Pássaros Aqui, e Stênio Gardel, com A Palavra que Resta, ambos publicados pela LeYa/Dom Quixote, estão entre os seis finalistas da...

25 novembro 2024

É com enorme alegria que partilhamos a notícia dos livros LeYa que foram distinguidos com o Prémio Jabuti, um dos mais prestigiados galardões literários do Brasil.